Edifício Administrativo Makro
Maio de 2004
A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de algumas especialidades do edifício construído para a sede da MAKRO – Cash and Carry Portugal.
Além do desenvolvimento dos projectos foi também responsável, juntamente com o projectista de arquitectura CABEZA & SASTRE, pela coordenação dos projectos das diferentes especialidades e do acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.
Por solicitação do Cliente a PECS acompanhou igualmente a discussão das propostas dos diversos Empreiteiros e foi responsável pela apreciação da sua componente técnica e económica no respeitante aos projectos de especialidades.
Descrição
O edifício é constituído por três pisos de serviços e um piso térreo destinado a estacionamentos e áreas técnicas. Cada piso, com uma área de aprox. 1250 m2, desenvolve-se numa disposição em U em torno de um pátio central.
A estrutura do edifício é constituída por lajes fungiformes maciças (com capitéis invertidos) apoiadas numa malha de pilares e paredes resistentes. Para melhorar o comportamento às acções horizontais existem vigas periféricas em betão armado em todo o contorno do edifício.
O edifício possui duas escadas metálicas nos topos do edifício que são resultado do trabalho desenvolvido entre a arquitectura e a estrutura. Apresentam uma solução estrutural muito leve, estando apoiadas apenas em dois pilares metálicos do tipo H.
Ficha Técnica
Especialidades envolvidas:
-
Coordenação de Projecto;
-
Estabilidade;
-
Instalações Eléctricas e de Telecomunicações;
-
Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado;
-
Instalações Hidráulicas;
-
Gestão técnica centralizada;
-
Comportamento Acústico;
-
Comportamento térmico.
Cliente: MAKRO – Cash & Carry Portugal
Projecto: Maio / Dezembro 2004
Obra: Março / Outubro 2005